top of page
  • cacauzinhacentro

De Tom&Jerry, Snoopy, Garfield até Meninas Superpoderosas e Johny Bravo

Atualizado: 21 de jan.

O Laboratório de Dexter, Lonney Tunes e desenhos que marcaram época


Os desenhos animados foram uma criação de um francês, no final do século 19. Até a década de 40, antes da popularização da televisão, os desenhos eram exibidos no cinema. O Gato Félix foi criado em 1917, ainda em preto e branco e sem falas . Naquela década, surgiu também a Disney e o famoso Mickey Mouse, em 1928.


Nesta época surgiram desenhos famosos até os dias de hoje, como Frajola e Piu Piu, Papa Léguas e Pica-Pau. Cada época teve desenhos que marcaram uma ou mais gerações de crianças, que hoje são adultos. A Cacau Show sempre traz em suas campanhas de Páscoa e Natal, presentes licenciando alguns destes desenhos, na forma de chaveiros (como os chaveiros Looney Tunes, que tinham Frajola, Piu Piu, Taz, Pernalonga, Patolino, Papa Léguas), toucas com os mesmos personagens da Looney Tunes, canecas com Super Heróis, como o Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, pantufas do Tom & Jerry, Scooby e mais recentemente o licenciamento da saga Harry Potter.


Neste post vamos lembrar de alguns desenhos para saudades de alguns e para descoberta desta geração mais nova. Muitos destes desenhos já viraram presentes Cacau Show e puderam ser encontrados nas lojas Cacau Show Marília Centro e na Cacau Show Marília Confiança Aquarius. Outros ainda poderão se tornar chaveiros, pantufas ou toucas, depende de vocês pedirem nas redes sociais. Qual personagem você gostaria que virasse presente na Cacau Show? Por que?


Temos atualização deste post, onde a Cacau Show está trazendo para Páscoa pelúcias, chaveiros e pantufas de alguns destes personagens. Leia a atualização deste post no final ou vá direto clicando neste link.


Anos 70


Tom & Jerry


A dupla começou em um curta para o cinema em 1940, criado por Hanna e Barbera, onde o gato se chamava Jasper e o rato Jinx, posteriormente batizados pelos produtores de Tom&Jerry. Em 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na televisão.

O enredo descreve tentativas frustradas de Tom para capturar Jerry, devido a engenhosidade de Jerry e da burrice de Tom. Apesar de toda sorte de artifícios, armadilhas, armas e artimanhas do gato, sempre o rato consegue escapar.


Ovos de Páscoa Cacau Show com pantufas do Tom & Jerry
Pantufas Tom & Jerry

Scooby Doo


Scooby Doo também foi criado pela dupla de animadores Hanna e Barbera, porém eles foram comprados pela Warner Bros em 2001. Scooby Doo é o segundo desenho americano com maior número de temporadas de todos os tempos. O nome do desenho foi inspirado numa música de Frank Sinatra, "Strangers in the Night", onde num trecho da canção, Sinatra canta "dooby dooby doo".


Além do protagonista Scooby Doo, um dogue alemão que fala, quatro adolescentes (Salsicha, Fred, Velma e Daphne) viajam numa van visitando lugares assombrados, parques abandonados em busca de casos misteriosos a serem desvendados. Seguindo pistas, fugindo dos fantasmas e caçando suspeitos, há poucas variações no desenho, que acabam com os vilões sendo desmascarados.



Pantufa Cacau Show do Scooby Doo
Pantufa Cacau Show do Scooby Doo

Looney Tunes


Looney Tunes foi a primeira série de animação da Warner Bros. É um trocadilho proposital entre as palavras "tunes" (músicas) e "toons" (cartoon - desenho). Os principais personagens são o coelho Pernalonga, a coelha Lola, Patolino, Piu Piu, o gato Frajola, o Taz, o Papa Léguas e o Coiote. É uma franquia mundial de muito sucesso, tendo sido premiado com 5 estatuetas do Oscar.

Com muito mais personagens que desenhos mais antigos, apresenta tramas mais elaboradas e complexas, embora alguns de seus personagens como Frajola e Piu Piu, Papa Léguas e Coiote e mesmo o Pernalonga, tenham como ponto principal a perseguição do Piu Piu pelo Frajola, do Papa Léguas pelo Coiote e do Pernalonga pelo Hortelino (caçador).

Ainda que tenha surgido nos anos 30, vem conquistando as novas gerações e tem se mantido atual, com a criação de novos personagens e a associação com estrelas do esporte e do entretenimento na televisão e no cinema.


Chaveiros Cacau Show Pernalonga e turma
Chaveiros Cacau Show Pernalonga e turma

Snoopy


Snoopy é o cachorro de estimação da raça beagle do personagem Charlie Brown, que apareceu pela primeira vez numa tirinha em 1950. Seu criador, Charles Schulz ia chamar o beagle de "Sniffy", até que descobriu que esse nome já era usado em outra tirinha. Snoopy não é um beagle comum. Ele é um amante de livros e um escritor de livros. Ele é um colecionador de arte e um conhecedor de root beer. Além disso, sua imaginação imparável ajuda a manter sua vida tudo menos comum.

O dono do Snoopy é o leal Charlie Brown. Ele é um verdadeiro amigo e muito responsável quando se trata de cuidar de seu cachorro, Snoopy. Charlie Brown nunca desiste, mesmo quando provavelmente deveria. Ele é gentil e paciente por natureza, gosta de ajudar os outros. Um dos melhores amigos do Snoppy é o pássaro amarelo Woodstock. Seu nome foi dado em homenagem ao lendário festival de rock nos anos 70 e está sempre pronto para uma aventura. Além dele, fazem parte da turma do Snoopy, a Lucy, seu irmão Linus, o crush da Lucy, o pianista Schroeder, Paty Pimentinha e a Márcia.

Snoopy é uma das mais populares e influentes tirinhas de jornal de todos os tempos. Foi publicada ininterruptamente de 1950 a 2000. A história concentra-se inteiramente em um círculo social de crianças pequenas, onde os adultos existem, mas raramente são vistos ou ouvidos. O personagem principal, Charlie Brown, é manso, nervoso e inseguro. Ele é incapaz de empinar pipa, vencer um jogo de beisebol ou chutar uma bola de futebol segurada por sua irascível amiga Lucy, que sempre a puxa no último instante.


Charlie Brown, Lucy, Linus, Patty Pimentinha, Isaura e Márcia com Snoppy e Woodstock sobre a casa
Snoopy e sua turma


Anos 80


Smurfs


Os Smurfs é uma franquia de quadrinhos belga centrada em uma colônia fictícia de pequenas criaturas humanóides azuis que vivem em casas em forma de cogumelo na floresta. Os Smurfs foram criados e apresentados pela primeira vez como uma série de personagens cômicos pelo quadrinista belga Peyo em 1958, onde eram conhecidos como Les Schtroumpfs. Existem mais de 100 personagens Smurfs, e seus nomes são baseados em adjetivos que enfatizam suas características, como "Ranzinza", que está sempre mal humorado. "Smurfette" foi a primeira mulher Smurf a ser introduzida na série.


As histórias tendem a ser contos simples de aventura ousada. O elenco também tem uma estrutura simples: quase todos os personagens são essencialmente parecidos - principalmente homens, baixinhos com pele azul, calças brancas com um buraco para suas caudas curtas, chapéu branco e, às vezes, algum acessório adicional que identifique uma personalidade. A estória gira em torno do feiticeiro Gargamel e seu gato Cruel tentando capturar Smurfs para fazer seus feitiços.



Smurfs em frente a casa de cogumelo
Smurfs

Caverna do Dragão

O desenho animado Caverna do Dragão marcou a infância e adolescência de diferentes gerações que acompanharam a exibição original do programa ou viram suas inúmeras reprises no decorrer dos anos 1990 e 2000. O que nem todo mundo sabe é que a produção é uma adaptação de um dos sistemas de RPG mais famosos de todos os tempos, Dungeons & Dragons, também conhecido como D&D.

Diferentemente do que ocorreu no Brasil, Caverna do Dragão não teve tanto sucesso nos EUA. Inclusive, a série foi cancelada em sua terceira temporada, sem uma conclusão para a história. A trama do desenho acompanha um grupo de crianças do nosso mundo que, durante uma visita a um parque de diversões, entra em uma montanha-russa.

Porém, a diversão acaba tendo um desfecho inesperado. O brinquedo teletransporta o grupo para um outro universo, povoado por criaturas mágicas e monstros. A cada episódio, eles buscavam formas de voltar para casa. Hank, o arqueiro e líder da turma, Diana, a acrobata, Sheila com sua capa de invisibilidade, Presto, o mago, Eric, o cavaleiro e Bobby, o viking são os protagonistas, além da unicórnio de estimação de Bobby, a Uni. Eles são ajudados pelo Mestre dos Magos e em contraposição, o Vingador é o grande antagonista dessa saga. Um feiticeiro maléfico, opressor e com grandes habilidades místicas. Sua grande missão é dominar o Reino e derrotar Tiamat e, para isso, almeja as armas dos garotos para ampliar seus poderes.


Personagem de Caverna do Dragão
Personagem de Caverna do Dragão

Ursinhos Carinhosos


Já temos um post específico dos Ursinhos Carinhosos, se você não leu, clique neste link: Ursinhos Carinhosos.

Ursinhos Carinhosos
Ursinhos Carinhosos

Cavalo de Fogo


Cavalo de fogo é um desenho de 1986 produzido por Hanna-Barbera sobre as aventuras de Sara, uma garota de 13 anos que cresceu no oeste americano enquanto descobre sua verdadeira identidade como uma princesa escondida de outro reino que está destinada para lutar contra a bruxa malvada Lady Diabolyn.

Quando bebê, a princesa Sara da Turínia foi salva das garras da malvada Lady Diabolyn por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo após a morte da mãe de Sara, a rainha Sarana. Cavalo de Fogo a levou para longe do planeta Dar-Shan e a depositou em Montana, onde ela foi acolhida por um fazendeiro chamado John Cavanaugh. Lady Diabolyn era meia-irmã da rainha Sarana, a quem ela sempre considerou fraca e incapaz de governar. Para ganhar seu trono "legítimo", ela aprendeu magia negra e se aliou aos Espectros demoníacos.

Doze anos depois, quando Sara estava pronta para lutar contra o mal, Cavalo de Fogo a trouxe de volta a Dar-Shan para recuperar seu reino. Cavalo de Fogo convoca Sara através de seu amuleto mágico e a transporta através das dimensões para sua verdadeira casa em Dar-Shan e recuperar seu lugar como rainha.



Sara montada no Cavalo de Fogo
Sara montada no Cavalo de Fogo

Garfield


Garfield é um gato persa de pelo cor de laranja com excesso de peso, conhecido por sua preguiça, sarcasmo, arrogância, egoísmo e intensa paixão por comida - especialmente lasanha e pizzas. Ele vive com seu dono nerd e socialmente desajeitado, Jon, e o cachorro de estimação de Jon, Odie, e sente prazer em zombar satiricamente das ações estúpidas realizadas pelos dois. Garfield parece não gostar de Odie, raramente mostrando empatia pelo beagle. Garfield também frequentemente insulta e zomba de Jon por seu comportamento nerd e impopularidade com as mulheres, junto com seu senso de moda não convencional e excêntrico. Apesar de seu egoísmo e preguiça, Garfield ama Odie e Jon.



Garfield ameaçando uma aranha com um jornal
Sabe qual o chocolate favorito do Garfield? Miau!


Anos 90


As Meninas Superpoderosas


As Meninas Superpoderosas foram criadas pelo Professor Utônio na tentativa de criar a "garotinha perfeita" usando uma mistura de "açúcar, tempero e tudo de bom". No entanto, ele acidentalmente derramou uma substância misteriosa na mistura, criando três meninas e concedendo todos os três superpoderes, incluindo vôo, força sobre-humana, velocidade sobre-humana, sentidos sobre-humanos, quase invulnerabilidade, visão de raio-x, visão de calor vermelho, projeção de energia, capacidade de sobrevivência no espaço e resistência térmica.


Florzinha é a autoproclamada líder das Meninas Superpoderosas. O ingrediente de sua personalidade é "tudo de bom", sua cor característica é rosa e ela tem longos cabelos ruivos com um laço vermelho. Ela foi nomeada por ter falado livre e honestamente com o professor logo após sua criação, conforme mostrado no filme das Meninas Superpoderosas. Ela é frequentemente vista como o membro mais equilibrado e composto do grupo e também forte e determinado. Suas habilidades únicas incluem sopro de gelo, visão microscópica, raios e inteligência avançada; ela também é uma líder excepcional, mestre estrategista e planejadora apta.


Docinho é a "mais suave e doce" das três. Sua cor característica é o azul, o ingrediente de sua personalidade é "açúcar" e ela tem cabelos loiros em tranças. Docinho é vista como gentil e muito doce, mas ela também é capaz de extrema raiva e pode lutar contra monstros tão bem quanto suas irmãs. Sua melhor amiga é um boneco de polvo de pelúcia , e ela também adora animais. Ela exibe a habilidade de entender vários idiomas e se comunicar com vários animais; seus poderes únicos são emitir poderosos gritos sônicos, criando uma onda de choque de trovão com uma única palmada de suas mãos.


Lindinha é descrita como uma "moleca durona e cabeça quente". O ingrediente de sua personalidade é "tempero", sua cor característica é verde e ela tem cabelo preto curto. Ela adora se sujar, luta muito e joga duro; ela não planeja e é toda ação. Seus poderes únicos são enrolar a língua, girar em um tornado e criar bolas de fogo esfregando as mãos até sair fumaça que forma uma bola flamejante que ela joga no oponente.


Meninas Superpoderosas
Meninas Superpoderosas

O Laboratório de Dexter


Dexter é um garoto baixinho que tem o cabelo encaracolado vermelho que herdou de sua mãe. Ele usa um par de óculos que aparecem semi-circular em tempos normais, mas quando ele arregala os olhos, os topos deles completam. Ele usa um jaleco branco com botões pretos, luvas roxas e um par de botas de borracha preta com zíper. Ocasionalmente, ele pode ou não pode usar um par de calças pretas igual às suas botas. Ele tem um sotaque russo, como um cientista estrangeiro.

Dexter é um mini gênio, criando invenções fantásticas desde que era um bebê. Ele está normalmente em conflito com sua irmã doce Dee Dee. Dexter, embora altamente inteligente, muitas vezes se torna muito impaciente e faz escolhas descuidadas. Apesar de sua genialidade, Dexter é na verdade muito ingênuo e ainda é uma criança jovem e inexperiente que tem falta de sabedoria e experiência.



O Laboratório de Dexter
O Laboratório de Dexter


Johnny Bravo


Johnny usa uma camisa preta de manga comprida com mangas arregaçadas, jeans azul claro, mocassins pretos, cabelo loiro com gel e seus óculos de sol exclusivos. Ele tem uma constituição musculosa. Ele é muito convencido, constantemente verificando espelhos e flexionando seus músculos na frente das mulheres.

Outro atributo que Johnny possui é a extrema determinação, já que ele passará por muitas tarefas, mesmo com risco de vida, para conquistar o coração de uma garota, embora isso geralmente resulte em fracasso. Essas falhas se devem à incompetência de Johnny e sua crença de que boa aparência e ações machistas são suficientes para conquistar o coração de alguém.

Apesar de sua estatura muscular, ele é facilmente espancado pela maioria das criaturas e pessoas que encontra. A dieta de Johnny consiste principalmente em junk food e carne. Johnny é apresentado como não muito inteligente, totalmente sem bom senso e conhecimento geral.


Johnny Bravo
Johnny Bravo

Desculpem o post longo de hoje, filtramos bem os desenhos, mas ainda tinha outros que não trouxemos aqui por falta de espaço. Você sentiu falta de algum? Qual destes gostaria que a Cacau Show licenciasse para a próxima campanha? Comente!


Atualização dia 21/01/2024 - Novidades de Pascoa


Clique neste link para o post com as novidades de Páscoa.


Ovo de Páscoa Cacau Show Dexter, Johnny Bravo e Meninas Superpoderosas


Ovo de Páscoa Cacau Show Snoopy


Ovo de Páscoa Garfield


Ovo de Páscoa Ursinhos Carinhosos

Comentarios


bottom of page