top of page
  • cacauzinhacentro

Chocolate é para todos!

Atualizado: 16 de jul. de 2023

O chocolate é um dos alimentos mais amados em todo o mundo. Sua textura suave, sabor doce e amargo, e sua versatilidade em receitas fazem dele um ingrediente versátil e delicioso. É produzido a partir da semente do cacaueiro, que teve origem na Bacia do Rio Amazonas. À medida que os frutos verdes amadurecem, se transformam em vários tons de laranja, amarelo e vermelho. Além disso, há entre trinta e cinquenta sementes, cada uma do tamanho de uma azeitona, dentro de uma vagem. As sementes são cercadas por uma polpa branca leitosa, também chamada de manteiga de cacau.


Cacau e chocolate
Cacau e chocolate

Segundo o site Agro 2.0, em 250-900 d.C., os maias notaram uma árvore selvagem (cacaueiro) ocupando florestas tropicais na América do Sul. Eles fermentavam, assavam e moíam o grão, semelhante ao que fazemos hoje. Os maias desfrutavam do chocolate como bebida, com grão moído, água, baunilha, pimenta preta, fubá e mel.


Reprodução de desenho de um ritual maia onde consumiam uma bebida a base do cacau
Ritual maia onde consumiam uma bebida a base do cacau

O FDA (agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo norte-americano, similar à ANVISA no Brasil), reconheceu em fevereiro de 2023, os benefícios do consumo moderado de chocolate. Os flavonoides presentes no cacau possuem funções antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando na prevenção de doenças como diabetes e Alzheimer, por exemplo. No entanto, algumas pessoas precisam controlar o consumo de chocolate devido a restrições alimentares.


Neste artigo, abordaremos as restrições alimentares mais comuns que envolvem o consumo de chocolate e apresentaremos alternativas para quem deseja continuar desfrutando desse sabor sem comprometer sua saúde.


Intolerância à lactose


A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados, incluindo o chocolate ao leite. Segundo a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir esse açúcar adequadamente, por não produzir quantidade suficiente de lactase, uma enzima que ajuda na digestão da lactose, podendo causar desconforto abdominal, inchaço, diarreia e gases.


Felizmente, existem alternativas para os amantes de chocolate que são intolerantes à lactose. O chocolate amargo é uma opção segura, pois geralmente não contém leite ou lactose. Algumas marcas de chocolate ao leite sem lactose também estão disponíveis no mercado, mas é sempre fundamental ler os rótulos cuidadosamente para garantir que não contenham ingredientes que possam causar reações.


A linha Zero Lactose da Cacau Show traz combinações perfeitas, que não trazem derivados de leite e preservam toda a experiência que é consumir um delicioso chocolate Cacau Show. Inclusive, esta linha está disponível para todos produtos de Natal (como panetones), ovos de Páscoa, infantil (Miau Zero e Cubo Chocobichos), trufas, bombons e barras de chocolate.


chocolate para pessoas com alergia ou intolerância a lactose
Chocolate ao leite Miau Zero Lactose - Cacau Show

Fonte: Cacau Show


Diabetes:


O diabetes é uma condição em que o corpo não consegue produzir ou utilizar adequadamente a insulina, o que pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes precisam controlar cuidadosamente sua ingestão de açúcar e carboidratos, o que pode ser um desafio para os amantes de chocolate.


O chocolate amargo é uma opção segura para pessoas com diabetes, pois geralmente contém menos açúcar do que o chocolate ao leite. Além disso, o chocolate amargo pode ter benefícios para a saúde, como melhorar a função cerebral, reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a sensibilidade à insulina.


No entanto, é importante lembrar que mesmo o chocolate amargo contém açúcar e carboidratos, e deve ser consumido com moderação. Além disso, algumas marcas de chocolate amargo contêm açúcar adicionado, então é importante ler os rótulos cuidadosamente antes de comprar.


Para quem, por qualquer motivo que seja, escolheu consumir menos açúcar, mas não abre mão do sabor, a Cacau Show tem a linha Zero Adição de Açúcar. Esta linha se destaca pelo sabor e qualidade, oferecendo opções sem adição de açúcar, como: Clássicos Zero Açúcar, bombons de chocolate ao leite nos sabores amêndoa e avelã; Tabletes Zero Açúcar, nos sabores ao leite, branco e 70% cacau; Trufas Zero Açúcar, nos sabores ao leite e branco; e ainda Gelatos, Ovos de Páscoa e Panetones laCreme Zero Açúcar.


chocolate para pessoas com restrição de ingestão de açúcares
Chocolate Cacau Show Zero Açúcar

Fonte: Cacau Show


Doença Celíaca:

Algumas pessoas precisam restringir ou eliminar o consumo de chocolate por outras razões de saúde, como alergias alimentares ou sensibilidades a certos ingredientes. Felizmente, existem alternativas para essas pessoas também. O Ministério da Saúde define doença celíaca como uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.


O chocolate sem glúten é uma opção para pessoas com sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Algumas marcas de chocolate também são livres de soja, nozes e outros alérgenos alimentares comuns. É importante ler os rótulos cuidadosamente para garantir que o chocolate seja seguro para o consumo.


Para as pessoas com doença celíaca, a Cacau Show possui a linha Bendito Cacao com o selo “Bean to Bar”. Este selo significa que a Cacau Show controla todo o processo de produção do chocolate (desde a fazenda até a embalagem final). A linha Bendito Cacao foi desenvolvida para aqueles que possuem um gosto maior pela intensidade, por um sabor mais marcante e forte, para os veganos, intolerantes à lactose e glúten (já que toda linha “Bean to Bar” não leva leite na composição e nem glúten); e para o público fitness, pela maior concentração de cacau e ser rico em flavonoides e antioxidantes, trazendo diversos benefícios à saúde. A linha Bendito Cacao possui sabores únicos com teores de cacau de 52% até 85%.


chocolates para pessoas celíacas ou veganos
Linha de chocolates Bendito Cacao - Cacau Show

Fonte: Cacau Show


Veganos:

A Cacau Show obteve a Certificação de Produto Vegano da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), para seus produtos da linha Bendito Cacao Bean To Bar (Tablete Bendito Cacao 65% 100g, Tablete Bendito Cacao 67% 100g, Tablete Bendito Cacao 70% 100g e Tablete Bendito Cacao 85% 100g).

O certificado garante que o produto não contém ingredientes de origem animal, que a empresa não testa os produtos em animais e que os fornecedores não testam os ingredientes e matérias primas em animais.


Linha Bendito Cacao
Linha Bendito Cacao com vários teores de cacau

Fonte: Cacau Show


Para o desenvolvimento dos produtos, a Cacau Show alia ingredientes saudáveis ao prazer no momento do consumo, com o objetivo de atender não apenas quem possui algum tipo de restrição alimentar, mas também quem deseja uma alimentação mais equilibrada, seguindo a tendência mundial por alimentos saudáveis.


1.163 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page