top of page
  • cacauzinhacentro

A Qualidade do Chocolate

O chocolate é muito consumido no Brasil, durante todo o ano, mas principalmente na forma de ovos de Páscoa e como presente na época de Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outras festividades. O clima quente e úmido do Brasil é um grande desafio para os fabricantes de chocolate. O chocolate de boa qualidade possui manteiga de cacau na sua receita, o que obriga a armazenar em temperatura por volta dos 20 - 25ºC. Alguns chocolates usam outros tipos de gordura e possuem conservantes, aumentando o tempo de validade e modificando o sabor.


Cacau, sementes de cacau e chocolate amargo

A grande maioria dos alimentos são organismos vivos e estragam quando em contato com microrganismos se armazenados em condições em que haja luz, calor e umidade. Todos conhecem aquele meme do hamburguer que não aparentava sinais de decomposição por mais de 10 anos. Talvez seja um mito, mas a lição aqui é: alimento bom tem que ser protegido de calor, luz e umidade.



batatas fritas e hamburguer

Conservação da Qualidade do Chocolate

No caso específico de chocolate verifique se a loja onde está comprando tem ar condicionado (caso a temperatura média do local seja maior que 25ºC, o que deve incluir todo o Brasil) e se ele é transportado do fábrica até a loja em caminhões refrigerados. Se não, o fabricante resolveu o problema do derretimento do chocolate substituindo a manteiga de cacau por outra gordura qualquer e aumentando o teor de açúcar para compensar esta troca no sabor.

Marília é uma cidade com umidade relativa baixa, o que favorece a conservação do chocolate, porém como a maioria dos municípios brasileiros é quente e ensolarada. O que é bom para nosso sistema imune, mas ruim para conservação do chocolate. Todo alimento tem uma data de validade, que garante que se ele for consumido antes desta data, ele estará em condições nutricionais adequadas. Na Cacau Show, as lojas controlam a validade dos chocolates através dos franqueados e por meio de auditorias de inspeção "surpresa" da franqueadora. Sempre verifique a data de validade de qualquer alimento antes de consumir.


Defeitos de Qualidade

Vamos comentar alguns problemas de qualidade de chocolates, alguns mais estéticos e outros mais graves. Em época de fake news, deixaremos os links da Anvisa e nos limitaremos a reportar os problemas, sem juízo de valor sobre as causas e responsabilidades.


Migração de manteiga de cacau para superfície do chocolate
Migração de manteiga de cacau para superfície do chocolate (Fat Bloom)

Fat Bloom

O Fat Bloom é o aparecimento de manchas esbranquiçadas no chocolate, que muitas vezes, o consumidor atribui a formação de mofo ou bolor, mas que é a manteiga de cacau que migrou para superfície, provavelmente devido a temperaturas elevadas no transporte. Não é prejudicial à saúde, mas modifica o sabor e o aspecto visual também é importante na qualidade do chocolate. Chocolates que não tem manteiga de cacau dificilmente apresentam Fat Bloom, pois a temperatura para provocar esta migração destas outras gorduras tende a ser bem mais elevadas.


Formação de cristais de açúcar na superfície do chocolate
Formação de cristais de açúcar na superfície do chocolate (Sugar Bloom)

Sugar Bloom

Outro problema comum no chocolate é o Sugar Bloom, que é a migração de açúcar. Também é provocado pela umidade elevada ou temperatura muito baixa, fazendo o açúcar separar do chocolate e depositar-se na superfície em forma de cristais, formando manchas. Como no caso do Fat Bloom não é um risco para saúde, mas um indicador de armazenamento inadequado. Muitos consumidores guardam o chocolate na geladeira e esta condição pode induzir este problema. Se o chocolate vai ser derretido posteriormente, não há problema algum, pois no derretimento o açúcar vai ser incorporado no chocolate e misturado. Se for consumido direto, na região dos cristais estará mais doce.


Contaminação Microbiológica

Em 27/04/22 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que faz o controle sanitário da produção e consumo de produtos no Brasil para proteger a saúde da população), proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder fabricados na Bélgica pela empresa Ferrero, devido a um surto de Salmonella typhimurium em chocolates da marca. A Ferrero do Brasil identificou os lotes contaminados desses produtos e iniciou o recolhimento voluntário do produto. Estas informações foram atualizadas em 01/11/2022 e podem ser encontradas no site da Anvisa no link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-atualiza-medidas-sobre-chocolates-kinder-fabricados-na-europa.


Produtos com lotes segregados com contaminação por Salmonella.
Produtos com lotes segregados por contaminação de Salmonella typhimurium.

Em 13/05/22, a Anvisa proibiu o comércio, a distribuição, a importação e o uso dos chocolates da marca Elite, motivada por alerta internacional de recolhimento por possível contaminação por Salmonella. Estas informações foram atualizadas em 16/05/22 e podem ser encontradas no site da Anvisa no link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-adota-medidas-sobre-chocolates-da-marca-elite-por-suspeita-de-contaminacao-por-bacteria.


Chocolate Garoto
Chocolate com possível contaminação por vidro

Contaminação Vidro

Em 18/10/22 a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso, além de comunicar o recolhimento voluntário de dois lotes de chocolates da marca Garoto. A Anvisa recebeu o comunicado de recolhimento voluntário iniciado pela empresa Chocolates Garoto Ltda. referente aos lotes 225212941G de chocolate ao leite com Castanhas de Caju, marca Garoto, tablete 80g, validade 09/09/2023 e 225312941G de chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, marca Garoto, tablete 80g, validade 09/09/2023.


Chocolate Garoto
Chocolate com possível contaminação por vidro

Segundo o comunicado da Anvisa, o recolhimento foi iniciado pela empresa pela constatação de avaria em um dos equipamentos de produção da fábrica com risco de conter pequenos fragmentos de vidro, restrito aos lotes acima mencionados e podendo causar lesões na boca ou mucosas. Estas informações podem ser encontradas no site da Anvisa no link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/alerta-recolhimento-chocolates-garoto.


Prevenir é melhor que remediar! Combinar bons hábitos, como um sono de qualidade, prática de exercícios regularmente e uma boa alimentação. Uma alimentação saudável deve contar com produtos sem conservantes, corantes e outros aditivos, que são adicionados com o objetivo de aumentar a validade, simplificar o transporte e reduzir o custo em detrimento da sua saúde. Como já dizia Hipócrates: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio". Invista em alimentos de boa qualidade, para não ter que remediar.


Não deixe de nos seguir no Instagram (Cacauzinha), para saber das promoções e os benefícios de ser Cacau Lover . Considerem se registrar e tornar membro gratuitamente do Blog, para receber avisos dos novos posts, comentar e sugerir assuntos para serem temas do Blog. Uma ótima semana e um Feliz Hoje!

101 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page