top of page
  • cacauzinhacentro

Chocolate, bem estar e saúde

Atualizado: 16 de jul. de 2023

O chocolate é um alimento amado em todo o mundo, e não é difícil entender o motivo: seu sabor é delicioso e agradável ao paladar. No entanto, a relação do chocolate com a saúde e o bem-estar é bastante complexa e tem sido objeto de discussão por muitos anos. Vamos abordar alguns pontos controversos:


Cacau e chocolate
Cacau e chocolate

Flavonoides

Em primeiro lugar, é importante entender que existem diferentes tipos de chocolate, e nem todos são iguais em termos de seus efeitos sobre a saúde. O chocolate é feito a partir da semente do cacau, que é rica em antioxidantes chamados flavonoides. Eles reduzem o risco de demência, melhoram a performance em testes de inteligência e a cognição em pacientes idosos com dificuldade de memorização.

Quanto mais cacau é usado na produção do chocolate, mais flavonoides ele contém. O chocolate escuro, com 70% ou mais de cacau, é geralmente considerado o mais saudável, enquanto o chocolate ao leite, que contém mais açúcar e menos cacau, é considerado menos saudável.


Endorfinas

Um dos benefícios mais conhecidos do chocolate é seu efeito no humor e no bem-estar. O chocolate contém compostos que estimulam a liberação de endorfinas, substâncias químicas que produzem sensações de prazer e felicidade. Não é à toa que você sente aquela sensação de prazer depois de comer um chocolate da Cacau Show. O chocolate também é rico em tirosina, substância que estimula não só a liberação de endorfina, como também a produção de serotonina e dopamina. A serotonina é um neurotransmissor que regula o humor. Por essa razão, muitas pessoas recorrem ao chocolate como uma forma de conforto e para melhorar o humor.


cérebro de chocolate
Um chocolatinho melhora o humor de qualquer um, não é mesmo?


Saúde Cardiovascular


Além disso, o chocolate pode ter efeitos positivos na saúde cardiovascular. Estudos mostram que o consumo regular de chocolate amargo pode reduzir o risco de doenças cardíacas, possivelmente devido aos seus compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. Um estudo publicado na revista Heart em 2015, por exemplo, descobriu que o consumo regular de chocolate escuro estava associado a uma redução de 20% no risco de doenças cardíacas.


Como comentado anteriormente, o chocolate tem efeito na função cognitiva, retardando o envelhecimento e prevenindo a demência. Algumas pesquisas sugerem que o consumo de chocolate pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a função cognitiva em algumas áreas, como a memória de trabalho e a atenção.


corações de chocolate
O chocolate poderia melhorar o fluxo sanguíneo para o coração!


Inteligência


Uma vez que consumir chocolate poderia melhorar as funções cognitivas, Franz Messerli publicou no “The New England Journal of Medicine” um estudo, no qual partindo do princípio que o número de prêmios Nobel per capita refletiria a proporção de habitantes com funções cognitivas superiores, ele comparou o consumo nacional de chocolate com a proporção de cidadãos premiados.


medalha prêmio Nobel
Chocolate deixa as pessoas mais inteligente? Bom, não custa tentar.

Num total de 23 países, foi encontrada uma relação linear entre o consumo per capita e o número de laureados para cada 10 milhões de habitantes, isto é, quanto mais chocolate, mais prêmios.

A Suíça apresentou os resultados mais convincentes, tanto em número de prêmios recebidos como no consumo de chocolate.


Apesar desses benefícios potenciais, o chocolate também é rico em açúcar e calorias, o que significa que o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso e outros problemas de saúde. É importante lembrar que a chave para uma dieta saudável é o equilíbrio e a moderação. O consumo moderado de chocolate escuro pode trazer benefícios para a saúde, pois além de serem ótimos aliados da circulação sanguínea e aumentar o colesterol bom (HDL), são ricos em magnésio, ferro e selênio.


Qual seu consumo de chocolate por ano? Será que o Brasil vai ter finalmente um prêmio Nobel? Comente abaixo e acompanhe as novidades e promoções pelo nosso Instagram.



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page