top of page
  • cacauzinhacentro

Cacau Show agora é parte do World Cocoa Foundation

Atualizado: 18 de jul. de 2023

A World Cocoa Foundation (WCF) é uma organização internacional sem fins lucrativos, cuja visão é o desenvolvimento de um setor de cacau próspero e sustentável, onde todas as partes interessadas, como os agricultores, as comunidades e o planeta são fortalecidas.


Dessa forma, podemos destacar as iniciativas da WCF em três pilares: melhorar os meios de subsistência dos produtores de cacau em todo o mundo; o empoderamento das comunidades locais para combater a exploração do trabalho infantil na cadeia de suprimento do cacau e tornar o planeta mais saudável, através de compromissos para acabar com o desmatamento relacionado à produção de cacau e o impacto nas mudanças climáticas.


cartaz indicando que a Cacau Show é membro da WCF

A World Cocoa Foundation (WCF) é formada por fornecedores de insumos agrícolas, instituições financeiras, processadores de cacau, fabricantes e fabricantes de chocolate, cooperativas de agricultores, empresas de comércio de cacau, portos, empresas de armazenamento e varejistas.


Seus membros operam em seis continentes, representando 80% do mercado global de cacau e chocolate, e fornecem uma perspectiva única e informada sobre a natureza interconectada e as necessidades da indústria do cacau.


Aqui no Brasil, uma iniciativa da WCF, chamada CocoaAction Brasil visa fomentar a sustentabilidade, com foco no produtor de cacau, através de uma parceira público-privada ampla do setor cacaueiro.


Iniciada no Brasil em janeiro de 2018 e oficializada em outubro do mesmo ano, é uma iniciativa única no setor, que colabora para o controlado e desenvolvimento da cadeia de cacau no país, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e sinergias com trabalhos já existentes, de modo a melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores, com atenção especial para a sustentabilidade.


A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo e em 2019 a produção mundial do cacau foi de 5,6 milhões de toneladas, sendo 39% produzido na Costa do Marfim. O Brasil já figurou entre os maiores exportadores de cacau, mas hoje ocupa a sexta posição global.

92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page